sexta-feira, dezembro 19, 2003

DIA DE FORMATURA

Roberta, há cerca de duas semanas, me chamou pra ser o padrinho dela na formatura da 8ª série. Aceitei no ato, todo pimpão! Mas, como tudo o que acontece na minha vida tem que ter um grau de dificuldade gigantesco, minha querida irmã me comunica que a sua formatura seria numa quarta-feira! No meio da semana! Em CABO FRIO!! Como eu iria me deslocar pra Cabo Frio no meio da semana, se eu sou obrigado a trabalhar por 8 horas, todos os dias, com um ponto eletrônico filh*dap*ta que controla minha vida? Resolvi mentir no trabalho!

Na terça-feira, segui minha rotina normal de trabalho, fui à ginástica, nadei e, quando chguei em casa, tomei banhinho, jantei e fui arrumar a "mala". Crente que eu iria conseguir dormir cedo, recebi uma visita do amigo Victor, que só saiu da minha casa por volta de 1h30. Acordei na quarta-feira às 7 horas da manhã e cheguei no trabalho às 7h30, num estado absurdo de sonolência que demonstrava toda a minha senilidade. Rodei uns programas, atualizei uma página e saí correndo às 9h. Nos 15 minutos subseqüentes eu fui em casa, troquei de roupa, peguei as minhas coisas, desci pro ponto e tomei um ônibus para o inferno (também conhecido como rodoviária Novo Rio). Cheguei "feliz e sorridente" na rodoviária às 10h12, porque o trânsito estava muito "gostoso e agradável".

Ao chegar no guichê da 1001, a notícia: só havia passagens pra Cabo Frio no ônibus das 11h30. O que eu iria ficar fazendo naquele pesadelo por mais de uma hora? Decidi não comprar a passagem e resolvi fazer algo que eu realmente odeio: pegar uma van pra Cabo Frio. Por sorte, enquanto eu esperava uma van, passou o ônibus das 10h30 para Cabo Frio e ainda havia 2 lugares vagos. Sentei-me naquela última poltrona do ônibus, aquelazinha apertadinha, que fica no fim do corredor. Com o cansaço que eu estava, dormi como um boi!

Cheguei em casa com uma fome absurda! Mas fui obrigado a comer comida requentada do dia anterior, pois mamãe não havia chegado ainda para o almoço. Beleza! Enquanto mamãe não chegava para realizarmos as nossas fabulosas compras para a ceia e o almoço de Natal, fiquei pensando na vida e na morte da bezerra e me dei conta de um detalhe: era a formatura da minha irmã, na 8ª série! Car*lhoooooooo, como eu tava velho! Eu peguei a pirralha no colo, praticamente no dia em que ela nasceu! E eu ia ser padrinho dela, passar pra ela um canudão certificando que ela estava se formando, servindo de modelo de estudos pra ela! Quase chorei implorando por um Renew da Avon ou um Chronos da Natura... :P

E fomos às compras. Três gerações da família (eu, mamãe e vovó) unidas sob um mesmo ideal: o prazeroso consumo. Passamos horas comprando roupas e presentinhos no centro de Cabo Frio e, depois, fizemos peregrinação por supermercados pra comprar tender, nozes, castanhas e - o sagrado símbolo da ceia natalina - o peru! Eu estava num frenesi tremendo, pois já eram 19h10, eu ainda estava passando as compras no mercado e haviam marcado a presença dos formandos e padrinhos às 19h30 no salão de formatura... Pra melhorar, a maioria dos congelados (tender, peru, lombo... ê, Natal gordo!) estava com as etiquetas de preço molhadas, não dava pra passar pela leitora de códigos de barra e a atendente teve que digitar os números dos códigos com uma velocidade de uma tartaruga perneta. Fora que, na hora de pagar, a máquina não estava aceitando o cheque da minha mãe, deu uma enrolação dos infernos até conseguirmos pagar. Por sorte, ao sairmos do supermercado, encontrei a minha irmã e a mãe dela, lindas e loiras, também saindo do mercado! Eita, vidinha! :P

Me arrumei correndo e fui pra formatura com meus irmãos. Com a graça do bom Deus a formatura durou cerca de 2 horas e nem foi chata! Teve as coisas básicas: muitas fotos, discursos melosos e cheios de chavões (exceto o da Drica, que foi lindinho como ela), professores emocionados etc. É claro que o padrinho mais bonito, mais loiro e mais bem vestido era eu! E ainda bati com o canudo na cabeça da minha irmã, num gesto simbólico de conceder o "saber" a ela. :P

De lá, rumamos pra uma pizzaria rodízio e descobri que o azar da família se propaga para os amigos também: os amigos da Roberta são todos malucos!! Adorei conhecê-los, sobretudo a Bebelle, a Carol e a Louise. Mas, em especial à Thaty, que consegue a façanha de ser uma cópia minha em termos de azar e maldições!

Fui dormir feliz às 3h da manhã, mesmo sabendo que teria que acordar às 5h15 pra rumar pro Rio no ônibus das 6h... que, pra minha felicidade, atrasou a viagem em 40 minutos, me fez pegar um trânsito filh*dap*ta na volta pra casa e me fez chegar na reunião importantíssima do meu trabalho com quase uma hora e meia de atraso! Isso só acontece comigo!

(Agora, imaginem as cenas patéticas: eu correndo pelas ruas do Rio e de Cabo Frio carregando um terno nas mãos, sujo e descabelado... ninguém merece!)

Nenhum comentário: