segunda-feira, janeiro 16, 2012

CAMINHO ERRADO




Em todos esses anos de vida, o destino vive tentando me ensinar uma lição que, aparentemente, eu não aprendo: se algo tem chances, mesmo que mínimas, de dar errado na minha vida, com certeza dará errado!

Hoje foi um desses dias em que essa lição veio com força total.
Sabendo que estamos em período de férias escolares e, com isso, tem menos 'pais' trabalhando nessa época, assumi que o trânsito no Rio de Janeiro estaria ligeiramente menos pior do que de costume. Com base nisso, me programei para pegar um ônibus em Cabo Frio às 7h da madrugada, enfrentar cerca de 3 horas de viagem e mais meia hora da rodoviária até em casa, além de 10 minutinhos em casa pra pegar meu material e ir pro trabalho, o que geraria um pequeno atraso de 40 a 45 minutos na minha entrada no trabalho, facilmente compensável saindo mais tarde. O plano era perfeito!

Tudo correu conforme planejado até a chegada na Rodoviária Novo Rio. Embarquei no ônibus 173, que normalmente faz o caminho mais rápido até minha casa (35 minutos com trânsito, 15 minutos com pista livre). E aí que começou meu martírio: o trânsito estava especialmente intenso no centro por conta de obras e levei 50 minutos pra chegar num ponto do trajeto que levaria no máximo 22 minutos! Pra piorar, nesse ponto do trajeto, o ônibus costuma atravessar um túnel que ESTAVA FECHADO!

Por conta disso, o motorista teria que fazer num grande desvio - isto é, contornar um morro inteiro - pra seguir o trajeto. E O MOTORISTA AINDA SE PERDEU NO CAMINHO! Quando finalmente se achou, pegamos todo o trânsito intenso da área acrescido de tudo que foi desviado por lá! E isso tudo SEM AR CONDICIONADO, NUM CALOR SENEGALÊS!

O trajeto que, em pista livre, levaria 15 minutos, me custou DUAS HORAS E TREZE MINUTOS!
Isso só acontece comigo: me enfiar no ônibus mais rápido e ele fazer o trajeto mais longo, sem ar condicionado e com motorista perdido no caminho...

A única coisa divertida nesse martírio foi a mendiga maluca seminua na Lapa que ficava se exibindo na pros passageiros dos ônibus...