terça-feira, fevereiro 25, 2003

Se tem uma coisa que eu sempre detestei é ser confundido com alguma pessoa.

Tudo começou quando, uma vez, na minha tenra pré-adolescência, uma senhora distinta me parou numa das ruas de Cabo Frio e me perguntou: "Você é o filho de João Sena?"... Prontamente, respondi que não, que a senhora havia se enganado. Mas ela ficou teimando comigo que eu era o filho de João Sena e estava brincando com ela. No fim, pra velha parar de me perturbar, eu disse que era sim, que estav brincando com ela mesm porque sabia que ela era uma pessoa engraçada, disse que eu estava atrasado para um ensaio, pedi licença e saí correndo.

Oras, eu conhecia pessoalmente o filho de João Sena. Ele se chamava Rafael Sena e tocava teclado na Igreja, na mesma missa das crianças em que eu cantava. Agora, mais que isso, eu ME conhecia e sabia muito bem que EU NÃO ERA O FILHO DE JOÃO SENA. Sou muito parecido com meus pais e nada parecido com João Sena a sua trupe familiar!

Essa história da senhora teria passado como um fato qualquer da minha vida, se não tivesse se repetido diversas vezes comigo sendo abordado por várias pessoas me perguntando se eu era filho de João Sena! Aquilo me irritava profundamente! Diante de cada negativa minha, parecia que as pessoas me olhavam um bastardo da família Sena, perdido por aí, sendo criado por uma mãe adúltera e um pai corno!! O que, logicamente, não é verdade: minha mãe é quase um modelo de virtude (não por ser minha mãe, mas pela criação que teve e pelo seu ótimo caráter), minha constituição física é extremamente parecida com a dos meus pais e meus irmãos, os fatores sanguíneos da família Sena me impediriam de ser parente deles, entre outros dados...

Um dia, já no auge do cansaço, comentei essas histórias com o Rafael, já que participávamos da mesma equipe de canto da missa das crianças. Ele deu uma sonora gargalhada e disse que já tinha passado por coisa parecida, pois fora parado numa rua por um senhor que lhe perguntara: "Você é o filho de Jorge Francisco, o despachante?"... Claro que ele não era, pois ele era filho de João Sena. E eu me dei conta: "Ei! O filho de Jorge Francisco, o depachante, ERA EU"!!!

Nem posso dizer que isso só acontece comigo porque aconteceu com o Rafael Sena também. Mas, fora o Rafael Sena, essa coisa de ter alguém com quem você é sempre confundido e confundirem essa pessoa com você, ah, definitivamente, isso só acontece comigo (e com o Rafael Sena).

Mas eu estou escrevendo essa história pra ilustrar um caso entre vários. Já fui confundido com tanta gente que acho até que devo ter um tipo de feição-padrão na natureza...

Nenhum comentário: