segunda-feira, março 15, 2004

OGUNTÊ, MARABÔ, CAIALA E SOBÁ...

Nas minhas idas e vindas do trajeto Maracanã-Botafogo ou rodoviária-casa, dependendo do ônibus que eu pego, eu passo pela rua Carmo Neto, desde o centro até ela desebocar no prédio da Light. E é cada coisa que eu vejo que me faz pensar que eu não mereço isso...

Bem próximo ao prédio da Light, tem uma barraquinha de atendimento da Vovó Cotinha. Não bastasse o nome da vovó ser tão engraçado, na barraca tem um anúncio que expõe claramente: "Consulta-se com Exú Caveira". Invariavelmente, eu rolo de rir no ônibus quando passo por ali.

Mas, o que me assusta é uma loja de artigos ditos "religiosos" que se encontra quase na saída da Carmo Neto. Nessa loja, com a minha visão apuradíssima, já pude perceber milhares de tigelas de barro de variados tamanhos e formas, chapéus de vários formatos e cores, estoques imensos de velas coloridas para "trabalhos" e várias figuras de entidades como Iemanjá, Ogun, Oxossi e cia. limitada. Mas tem uma que particularmente me assusta, porque eu SEMPRE a vejo de supetão e porque ela é feia pra cacete: é a imagem de Satanás! Ela tem cerca de 70cm de altura, de dorso nu, usando uma calça preta, um tom de pele quase de mulato, um sorriso malicioso, dois chifrinhos e... UMA CARTOLA VERMELHA na cabeça. BIZARRO! Já tive até pesadelo com essa p*rra dessa estátua! :P

Nenhum comentário: