segunda-feira, junho 21, 2004

SÃO JOÃO, ACENDE A FOGUEIRA DO MEU CORAÇÃO!

Talvez essa história de hoje seja a mais antiga a ser contada no ISAC. Ou talvez seja um dos ISACs mais antigas de que tenho notícia na minha família.

Por volta do fim da década de 40 e início da de 50, minha avó ainda era solteira e estava interessada em um certo rapaz (que não era o meu avô). Daí, na noite de São João, ela resolveu fazer uma simpatia muito simples que consistia de colocar numa bacia cheia de água alguns papéis dobrados, cada qual com um nome de um possível 'candidato'. O papel que amanhacesse aberto revelaria o nome do futuro marido/namorado.

Minha avó foi dormir ansiosa na noite de São João e, no dia seguinte, olhou cheia de júbilo para a bacia e constatou que o papelzinho que estava aberto era justamente o que continha o nome da razão de seu afeto. Ficou toda feliz e pimpona e, quando foi contar o que tinha acontecido pra minha bisavó, esta caiu na gargalhada.

Indagada sobre o porque disso, minha bisa respondeu que ela já sabia que minha avó estava de olho no tal carinha e que, na noite anterior, tinha visto minha avó fazendo a simpatia. Muito marota, depois que minha avó foi dormir, minha bisa abriu os papéis UM POR UM pra ler os nomes, dobrou-os de novo e só deixou aberto o que a minha avó queria... Eu não mereço isso!

Nenhum comentário: