sexta-feira, novembro 12, 2004

SAIA JUSTA - parte 2

A série de posts mal começou e já rendeu frutos! O texto de hoje chegou no e-mail do blog pelas mãos da Angélica Ribeiro, que nos conta uma história que aconteceu com seu namorado e que a fez pensar "isso só acontece comigo":

Minha professora de ética pediu que procurássemos textos relacionados com a ética na informática para serem discutidos nas aulas. Todos os textos seriam avaliados por ela e disponibilizados para os alunos. Algumas aulas depois, eis que vou buscar o 'famigerado' no xerox da faculdade. Era um 'dicionário de termos da informática'... ou só se intitulava assim, porque o texto tinha passagens como:
'(...) hackers: eles MANJÃO de tudo. É só te encontrar que BOOM!(...)'
'(...) phackers: são aqueles que são muito bons em invadir companhias
telefônicas(..)'(???)
'crackers: só fazem códigos/vírus no bloco de notas(..)'
Entre outras 'pérolas'.

Fiquei indignada! Conversei com meus amigos e colegas de classe dizendo que devíamos conversar com a professora e que os textos não eram apropriados para uma discussão ética, mas sim uma revisão de português!! Todo mundo concordou. Minutos depois uma amiga me diz que uma das alunas da sala é que colocou o texto no xerox. Resolvi conversar com ela para entender se tinha sido descuido ou se tinha sido algo proposital mesmo (eu realmente acreditava que meus colegas sabiam escrever). A menina me explicou que o texto era do site dela, aonde ela tentava ajudar os
'iniciantes na computação' a entenderem mais o mundo virtual. Não tive coragem de perguntar se ela é quem tinha escrito.

Um pouco antes da aula, meu namorado (revoltado) chega na rodinha e lança (entre vários pisões no pé, cutucadas e cotoveladas de todo mundo em volta pra ver se ele se tocava!): 'É um texto porco! De uma pessoa porca! Que deve ter tirado de algum site porco! Uma pessoa dessa devia ser internada!'

Pois é... ainda bem que deu o horário da aula... porque eu queria sair dali rapidinho, sem coragem de olhar na cara da garota!


Pelo menos a gente sabe que o rapaz não fez por mal, né? Imagina a vergonha que ele deve ter sentido quando ficou sabendo da história toda... Só espero que a 'analfabeta' não tenha ficado chateada!

Nenhum comentário: