sexta-feira, dezembro 12, 2003

E VAI ROLAR A FESTA - parte 2

De todas as festas quem nós fizemos, a que mais se enquadra no espírito desse blog foi a festa surpresa que fizemos para Lili.

Lili era uma das pessoas mais engraçadas da nossa turma. Talentosa (desenhava muito e tinha um senso estético fantástico), com um humor mordaz, engraçadíssima, com tiradas típicas dela, Lili era adorável! Até hoje, nós brincamos que ela era minha musa. Nossa diversão era inventar e colecionar nomes estranhos.

Lili nunca foi de comemorar, pois seu aniversário cai no dia de finados. No 2º ano, planejamos fazer uma festa surpresa pra ela. A festa seria na casa da Cândida, pois lá, uma casa bem antiga, no coração da cidade, era um lugar de fácil acesso e, sobretudo tinha muito espaço para reunir a turma toda.

Armamos um esquema interessante pra trazer Lili até a casa de Cândida. Os pais da Cândida sempre foram muito envolvidos com política. Cândida convidou Lili para participar de uma reunião de partido na casa dela, com a participação do ídolo-mór de 8 entre 10 mulheres-adolescentes-com-hormônios-em-fúria-envolvidas-com-política: Lindberg Farias! Ela caiu como um patinho...

No dia da festa, fomos cedo para a casa de Cândida: eu, Tissa, Piggy e, numa aparição relâmpago (com a graça do bom Deus), Cláudia Márcia. Começamos a arrumar as coisas, preparar as pastinhas, o cachorro-quente e fomos fazer o bolo. Desde os preparativos até a realização da festa em si, vários eventos foram marcantes para nós...

A mãe de Cândida, aparentemente, não estava gostando muito da idéia de fazermos a festa lá e ficava atrás da gente o tempo todo. Cara, a mulher acumulou tanta energia negativa que, quando fomos fazer o tão famoso bolo (que sempre fazíamos nas festas), o bolo solou! Daí, ela e a empregada se protificaram a fazer um novo bolo porque, obviamente, a gente não sabia fazer bolo. Até hoje, todos acham que a culpa foi da farinha de trigo que já vinha com fermento - que eu chamei de FEIA, MÁ e BOBA, causando espanto nos conservadores pais de Cândida. Eu acho que foi culpa do clima negativo...

Tudo pronto e arrumado (nesse dia, as pessoas conheceram a minha personalidade obsessiva por limpeza, pois a louça ficou tinindo e a pia ficou limpinha!), nós estávamos morrendo de fome! Estávamos na expectativa de almoçar na casa de Cândida quando, de repente, com os preparativos todos executados, ela se vira para nós e diz:
Cândida: - Bom, gente... tá tudo pronto, né? A que horas vocês voltam?
Nós: - ...

Como assim, Bial? A gente não ia almoçar lá? Alô-ow! Eu morava numa pensão, com comida contada. Eu já havia dito pra dona da pensão que eu NÃO IA almoçar em casa! Os pais da Tissa tinham ido almoçar na casa da avó dela, o que significa que ela também estava sem almoço! A mãe da Piggy tinha viajado e, como ela achava que ia almoçar na casa de Cândida, nem se preocupou em fazer comida... Estávamos os 3 lá, parados, com cara de somalianos, sem reação. Marcamos de chegar por volta das 18h e rumamos a pé para nossas casas (eu e Tissa morávamos perto, quase vizinhos. O ponto de ônibus mais próximo para a Piggy também era perto da minha pensão).

Depois de ter embarcado a Piggy no ônibus, cheguei na pensão azul-marinho de fome! Por sorte, eu tinha um pacote de biscoito da Turma da Mônica (um biscoito tipo Chee-tos, que nem existe mais) e Dona Mariquita (a dona da pensão) me deu um copão de guaraná. Estava eu saboreando esse maravilhoso desjejum quando, de repente, avisto na minha janela a face da fome, do terror e do desespero: era a Piggy! Ela havia esquecido as chaves dela na casa da Cândida. Ela desceu no ponto seguinte ao que embarcou e foi andando (uns 400 metros) até minha pensão com os sapatos lhe apertando os pés.

Emprestei a ela uma sandália 41, que ela calçou com o maior prazer em seus pés 34 e voltamos a pé (uns 500 metros) para a casa de Cândida. Por pior que fosse nosso sofrimento, era muito divertido ver a Piggy patinando com a minha sandália. Pegamos a chave, voltamos para o ponto, embarquei a Piggy e fui dormir... afinal, sempre me disseram que SONO ALIMENTA!

Chegamos na casa de Cândida cadavéricos. Tanto a Piggy quanto a Tissa haviam almoçado qualquer resto de comida que havia na casa. Eu estava sustentado apenas por um copo de guaraná e um pacote de biscoito. A Cláudia chegou logo depois. Estávamos os 5 esperando os convidados para a festa...

A campainha tocou e ficamos na expectativa. Cândida foi abrir o portão e ficamos imaginando quem seria o primeiro convidado a chegar. E o primeiro convidado foi... A ANIVERSARIANTE!
Lili: - Ué, gente! Cadê o Lindberg??

Sim, senhoras e senhores! Ansiosa com a perspectiva de ver o Lindberg Farias, Lili se apressou em chegar na casa da Cândida e acabou supreendendo a quem estava lhes planejando fazer uma surpresa.

Pelo menos, segundo me lembro, depois disso tudo a festa transcorreu sem maiores problemas... Isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: