sexta-feira, julho 22, 2005

MENTES E MANIAS

Ainda fuçando a genealogia da Tati:

"Bom, o meu vô Orlando, pai do meu pai, era tão figura quanto a minha avó materna. Uma pena eles não terem sido casados! :D

Ele tinha muitas características marcantes: não usava a dentadura, só em dias de festas, para aparecer nas fotos. Mas se precisasse comer, tinha que tirar. Então ele só bebia. E ele carregava os seus talheres para onde fosse. O jantar, por exemplo, era servido às 19h em ponto. Ninguém poderia sentar-se a mesa antes dele. Eu sempre esquecia (eu só o visitava nas férias), mas ele não brigava, só ria.

Vovô era um tanto quanto econômico. Usava as agulhas de costura da minha avó para furar a lata de azeite, de apenas um lado. E vc tinha que escolher: ou colocava azeite no feijão, ou colocava na salada (no meu caso, ele fazia vista grossa... privilégio de neta predileta). Caso você precisasse de cotonete, ele perguntava: 'vai usar os dois lados?'; se você disesse que não, ele cortava e só te dava a metade.

Um outro prazer do meu avô: assustar as netas (e suas convidadas) durante as férias. Ele costuma colocar uma fronha na cabeça, tirava os chinelos (porque ele andava arrastando os pés), e acendia uma vela. Ficava pacientemente parado no corredor, com a vela acesa. Até que a primeira olhasse para o corredor e gritasse!! Isso sempre por volta da meia-noite, 1h... Geralmente todas estavamvendo filme de terror. Minha avó levantava e brigava com ele. E ele ria!

Ele também 'orquestrava' o 'encontro dos roncos'. Minha avó roncando do quarto, minha tia no quarto dela e meu pai na sala! Ninguém podia falar durante o jornal. E ele adorava assistir batutinhas na TV (e eu também)

E outra coisa: Minha avó não podia passar o lençol por inteiro. O lado dele tinha que ser amarrotado. E o pijama dele, era todo velho. Daqueles que se desfaz só de você pegar. E quando o pijama já estava num estado que realmente ele não poderia mais usar, minha avó tinha que pegar os pijamas que ele ganhava sempre e não usava, e começar a lavar e lavar, amassar... até ele ficar com cara de velho!

Ah, e meu avô tinha uma almofada para apoiar na janela para ficar tomando conta da vizinhança sem machucar os cotovelos..."


Depois de ler essas coisas, eu entendo perfeitamente o fato das pessoas crescreme malucas, cheias de idiossincrasias. É mera repetição de comportamento! A gente aprende a ser doido desde pequeno! Isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: