quarta-feira, julho 26, 2006

EXCLUSIVAS





Então, o Metrô Rio, há alguns meses, resolveu instituir o famoso "carro rosa". Em cada composição, no horário das 8h às 11h e das 17h às 20h, um vagão de cada composição é destinado EXCLUSIVAMENTE ao público feminino. Não é que o carro seja rosa mas, como pode ser visto na figura, há uma faixa rosinha identificando-o no topo, com o horário de exclusividade marcado do lado de fora.

Assim, nessa faixa de horário, os homens são PROIBIDOS de entrar nesse vagão - que, segundo a secretária do meu setor, é um inferno: um falatório do caramba, um bando de harpia juntas!

Eu juro que entendo essa iniciativa, como forma de "proteger" a mulherada de diversas formas de "agressão de cunho sexual" na hora do rush no metrô. Porque tem mesmo muito cara abusado! Mas fico pensando se esse tipo de iniciativa também não é um pouco segregacionista. Por exemplo, qual será o próximo passo? Vagões especiais para negros, deficientes, gays&afins? Proteger 'minorias' segregando no metrô é feio: tem é que se punir que as agride!

Mas admito que minha reclamação contra o carro das mulheres é de cunho pessoal... Dia desses, eu estava mega-atrasado pra chegar na natação. Entrei no metrô correndo e, como o primeiro vagão estava cheio, me joguei dentro do segundo vagão, que estava mais vazio. Daí, enquanto me acomodava, reparei que o carro estava cheio de mulheres. Tava me sentindo uma espécie de sultão quando, de repente, UM SEGURANÇA BATE NO MEU OMBRO E ME AVISA QUE AQUELE CARRO ERA EXCLUSIVO PARA MULHERES. Tive que sair do vagão, com uma vergonha colossal tingindo minha cara de vermelho!

Pra piorar, foi só eu sair do vagão que TODAS AS PORTAS SE FECHARAM E EU PERDI AQUELA COMPOSIÇÃO! Ainda tive que esperar pelo próximo metrô e, é claro, cheguei atrasadíssimo no Maracanã... Isso só acontece comigo!

DETALHE: se eu já era chato, pedindo visitas no Quadrado Imperfeito, também tenho que fazer propaganda do blog novo, O fantástico mundo dos nomes! Visitem e comentem! Em ambos!

Nenhum comentário: