sexta-feira, julho 21, 2006

SOBRENOMES





Nomes são coisas engraçadas. São ao mesmo tempo, temos de mais próprio e de mais público. São modos de nos identificar, então, nossa identidade perpassa por eles, pelo seu significado etc.

Alguns nomes e sobrenomes são tão comuns que há dezenas de pessoas que se tornam homônimos completos. Mas há os casos opostos: pessoas com nomes tão incomuns que a identificação lhes dá destaque.

Nesse mar absurdo de criatividade alheia, há diversas homenagens a celebridades e gentes famosas. Minha amiga Marina me conta uma história que aconteceu com ela, em Itatiba, interrior de São Paulo.

Estava a Marina sentada na calçada de canudo e canequinha, pensando na flexibilidade da cauda da lagartixa quando, de repente:

Menina: - Oi!
Marina: - Oi!
Menina: - Você sabe do John Lennon?
Marina: - Quem??
Menina: - J-O-H-N LE-N-N-O-N!
Marina: - Ah... err... tipassim... o John Lennon morreu!
Menina: - MORREU??? COMOOO??
Marina: - Em 1980, baleado numa rua em Nova York pelo Charles M...

De repente, aparece um garotinho de cerca de 8 anos, andando lépido e fagueiro pela rua e a menina grita: "olha lá o John Lennon"!

E a Marina, com a maior cara de tacho, DESCOBRIU QUE A GAROTA REALMENTE NÃO SE REFERIA AO EX-BEATLE JOHN LENNON, mas àquele garotinho serelepe! Óbvio que ela pensou "isso só acontece comigo"! E todos nós, claro, estamos nos questionando que tipo de pais resolvem colocar esse nome num filho...

... acho que os mesmos pais que colocam nos filhos nomes como Michael Jackson de Oliveira ou Fábio Júnior da Silva ou ainda Mérilin Monrow dos Santos.

Por isso, estou arrebanhando uma galera pra tocar adiante um novo projeto virtual: O fantástico mundo dos nomes! Confiram, comentem e (se puderem) colaborem!

Nenhum comentário: