sexta-feira, setembro 03, 2004

CAKE


Ontem eu fiz algo que não devia: comi bolo... Não faz parte da minha dieta. Na verdade, está até na parte de itens a serem evitados. Mas eu não pude deixar de comer um bolo que eu mesmo fiz - para um chá de bebê no meu trabalho, diga-se de passagem - e que tinha tanto cheiro e gosto dos bolos da minha mãe.

Sempre gostei de bolo e todas as vezes em que eu ia pra Cabo Frio nos fins de semana, pedia à minha mãe pra fazer um bolinho... até que ela se compadeceu de mim (e se livrou de um trabalhão) e me ensinou a fazer bolos. Como ela viu que era fácil ensinar a alguém a fazer bolo, resolveu ensinar também a empregada lá de casa, a bonachona Dona Efigênia...

Daí que, certa vez, quando eu avisei que ia pra Cabo Frio no fim de semana, pedi a Mamãe que fizesse um bolo de limão. Esse bolo consiste de uma massa de bolo branco comum onde, depois de assado, se borrifa generosas quantidades de suco de limão (pro bolo ficar molhadinho e com gosto de limão) e polvilha-se bastante açúcar (pra fixar docinho e com uma leve crosta). Só de pensar, me dá água na boca! :P

Mamãe, pra se livrar do trabalho, pediu a Dona Efigênia que fizesse o bolo. A mulher ficou tão feliz em fazê-lo que, na hora de polvilhar o açúcar, distraidamente, ela pegou pote de sal... E ELA POLVILHOU O BOLO TODO COM SAL!

Se vocês pensam que acabou... ainda tem mais: quando Dona Efigênia se deu conta de que tinha polvilhado o bolo todo com sal, ela raspou tudo com uma colher. Mas continuaram alguns resíduos de sal no bolo. Daí ELA TEVE A BRILHANTE IDÉIA DE LAVAR O BOLO, e passou o dito cujo com o tabuleiro inteiro 'de leve' (segundo ela) pela torneira. E depois, polvilhou MUITO açúcar...

Claro que eu todo mundo só ficou sabendo disso depois de comer o bolo. Quando cortei um pedaço, ele estava meio molenga demais. Imaginei logo que estava encharcado de suco de limão, mas ele estava apenas encharcado! Além da consistência muito mole, sentia-se um gosto fraco de limão misturado com sal e açúcar. Isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: