sexta-feira, agosto 25, 2006

BREAKFAST ON PLUTO

Certas coisas que a gente aprende desde criança ficam tão arraigadas em nossas mentes que é difícil deixar de enxergá-las como verdades universais e/ou imutáveis.

Assim, pra mim é meio complicado abrir mão de certos conceitos e valores - mas não significa que eu não esteja disposto. Mas uma grande facada nas minhas convicções veio ontem, quando os cientistas da União Astronômica Internacional retiraram o nomezinho de Plutão da lista dos 9 planetas do nosso sistema solar (para ler mais sobre esse assunto, clique aqui, aqui, aqui, aqui e/ou aqui)! Fiquei arrasado!





Foi um baque nas minhas crenças, sabem... fiquei lembrando de minha infância, decorando os nomes dos planetas, das piadinhas de mau gosto que fazíamos com o nome do (ex-)planeta e de quando eu estou muito branco e digo que estou 'com a cor do verão de Plutão'... isso só acontece comigo: ficar sofrendo horrores pela quebra de um paradigma que não influencia em NADA na minha vida!

Na verdade, esse lance não é como um Big Brother Via-Láctea, em que Plutão foi expulso da categoria... é como se o Universo fosse um grande Campeonato Brasileiro e Plutão fosse rebaixado para a segunda divisão.

A bizarrice dessa situação é tanta que passamos HORAS discutindo isso aqui no trabalho - após falarmos da novela do Maneco e de Tati Quebra-Barraco ter sido detida portando maconha - tendo em vista o novo status de Plutão... é porque o troço passou 76 anos sendo considerado um planeta e, pra não agredir as susceptibilidades alheias, a memória afetiva e o apego sentimental das pessoas em geral, criou-se uma nova categoria: planeta-anão.

Assim, os outros 8 planetas do nosso Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) serão chamados de 'Planetas Clássicos', enquanto Plutão, 2003 UB313 (também conhecido como 'Xena', forte candidato a ser o 10º planeta) e Ceres (antes considerado um asteróide parrudo entre Marte e Júpiter) são os 'Planetas-Anões'.

E, é claro, como isso só acontece comigo, eu estava justamente fazendo uma piadinha relacionando planeta-anão com baixa estatura quando entra pela sala... UM ANÃO! Ô, vida! e olha que Plutão nem é meu regente...

*****

PÊ-ÉSSE:

1- Eu acho que essa notícia vai aumentar a audiência nos cinemas no filme "Café da Manhã em Plutão"!

2- Plutão, em inglês, é PLUTO, assim como o cachorro do Mickey.





O porta-voz da Walt Disney divertiu-se com o anúncio do rebaixamento de Plutão: "O Pluto está recebendo bem a notícia, e não temos motivos para acreditar que ele venha a morder um astrônomo"...

Nenhum comentário: