sexta-feira, abril 08, 2005

PERDIDOS NA SELVA

Ontem, lendo o post da Dri, lembrei de uma história dos primórdios da minha vida na Cidade Maravilhosa. Assim que vim morar no Rio, por conta do mestrado, eu não sabia nada de nada da geografia do local. A única coisa que eu sabia era que o metrô era a maneria mais rápida de chegar à maioria dos lugares que eu teria que ir. Por exemplo, o meu curso de mestrado fica na Av. Presidente Vargas, cruzamento com a Rio Branco, perto da Igreja Candelária. Daí, de metrô, eu chegaria lá em 15 minutos. De ônibus, não faria em menos de meia hora!

Quando fui fazer as provas de seleção, fiquei hospedado na casa da Priscila e do Miguel, dois amigos de Cabo Frio que estavam no Rio há alguns anos. Ela fez o favor de ir comigo de metrô, para eu não me perder. Era super-legal, eu saía do metrô e em menos de 2 minutos já estava no prédio do mestrado! Supimpa!

Até que, quando vim morar aqui, no meu primeiro dia de aula, peguei o metrô sozinho. Fui seguindo até a estação que eu achava que eu tinha que descer: ESTAÇÃO PRESIDENTE VARGAS. Só que todas as saídas da estação estavam sempre muito mais longe do prédio do mestrado! Eu passava 10 minutos andando até chegar lá. Todo dia, eu descia na Estação Pres. Vargas e saía por uma saída diferente, todas elas sempre muito distantes do lugar do mestrado. Quando eu voltava, chegava em 2 minutos na maldita saída que eu não achava nunca! Como isso acontecia? Magia? Bruxaria? Feitiçaria? Tecnologia?

Não, amigos, era pura burrice minha mesmo! Um dia, ao sair do mestrado, me deparei com a saída mágica do metrô que ficava pertinho do mestrado e, movido pela curiosidade, fui olhando as plac as de orientação... foi assim que fiz a descoberta: sim, aquela era a saída Pres. Vargas, SÓ QUE FICAVA NA ESTAÇÃO URUGUAIANA!

Aqui no Rio, existem 4 estações que têm saída na Av. Presidente Vargas: Uruguaiana, Pres. Vargas, Central e Praça Onze. Por isso a minha confusão: achei que tinha que descer na estação Pres. Vargas, mas era pra descer na estação Uruguaiana e pegar a saída dela que dava para a Pres. Vargas! Ou seja, eu passei quase uma semana descendo na estação errada! Isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: