sexta-feira, abril 22, 2005

REGISTROS - parte 2

Erros de cartório são coisas realmente muito comuns. Além do que citei na certidão de nascimento de vovô, dentro da minha família - agora, na família paterna - há outro erro. Na verdade, outroS erroS, plural! E tudo num mesmo documento!

A certidão de nascimento do meu pai é uma piada! Quando meu avô foi registrá-lo, ainda estava meio que sofrendo da euforia pelo nascimento de seu primeiro filho, falou um monte de bobagens que acabaram no registro. É lógico que, se o tabelião tivesse meio neurônio, teria percebido as coisas estranhas, mas...

... a certidão de nascimento do meu pai já apresenta erro no nome dele. Foi grosseiramente consertado: estava escrito 'Jorge Luis' e foi transformado em 'Jorge LuiZ'! Porque era pra ser mesmo com 'z' no final e o tabelião tinha posto um 's'. Pelo menos ele não colocou o acento. A burrice, nesse aspecto, foi providencial! :P

Daí que, ao observarmos a filiação, outro susto:
"filho de André Francisco, digo, AROLDO FRANCISCO, e de dona Odete Guimarães Francisco, digo, MARIA MAGDALENA GOMES FRANCISCO". Sim, senhoras e senhores, há um erro na filiação de meu pai e e fica parecendo que ele tem dois pais e duas mães. O que aconteceu foi o seguinte:

Tabelião: Nome do pai? (pai da criança, óbvio)
Vovô: André Francisco! (ei, esse é o pai do meu avô!)
Tabelião: Nome da mãe? (evidentemente é a mãe da criança)
Vovô: Odete Guimarães Francisco! (essa é a mãe do meu avô)

Eu posso com isso? As correções só foram feitas depois que meu avô foi ler a certidão antes de ir embora...

Só que, depois de pronta, alterada e devidamente rasurada, vovó achou mais um erro na certidão: o ano de nascimento de papai estava errado! Tanto vovô quanto o tabelião deviam estar com a cabeça no ano anterior, porque a certidão datava de 1951, sendo que papai havia nascido em 1952. E, pra piorar, a data que constava como a da execução da certidão ERA UM DOMINGO! Conhecendo minha avó, aposto que ela pensou "isso só acontece comigo"! Porque essas coisas só acontecem mesmo na minha família!

p.s.:
1- Pai, me desculpa por revelar sua idade!
2- Se alguém tiver uma história de cartório interessante, é só mandar que, de repente, eu posto aqui!

Nenhum comentário: