sexta-feira, junho 30, 2006

RUMUAL ÉQUISSA





A taça do mundo é nossa! Com o brasileiro não há quem possa! É fato que vivemos no "país do futebol" e que tal esporte é a maior expressão da unidade nacional: praticamente TODO O PAÍS pára nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Se o futebol é a grande expressão da unidade (e união) da nação - 160 milhôes de corações batendo juntos - e o "ópio do povo", percebe-se também que as manifestações e expressões desse nacionalismo e patriotismo futebolístico são exageradas e, sobretudo, bizarras.

Acho bonitinho o fato das pessoas saírem vestidas de verde-e-amarelo (e, ocasionalmente, azul e branco) nas ruas, estas enfeitadas com bandeirinhas e tiras nas cores da nossa bandeira. Mas tem gente que comete excessos!





Eu mesmo, dia desses, na Cobal, estava andando com meu casaco amarelo do Brasil. Por mais que eu visse pessoas com coisas ainda mais bizarras, EU NÃO CONSEGUIA EVITAR DE ME SENTIR UM FANDANGOS AMBULANTE! Isso só acontece comigo!

Mas tem gente que exagera na dose. Chapéus pontudos, guirlandas verde-e-amarelas, perucas malucas, boás verdes e/ou amarelos, bandanas e pochetes com a bandeira do Brasil... é um festival! Já vi uma mulher usando um arco com duas antenas: em cada antena, encontrava-se a palavra BRASIL, uma em verde, a outra em amarelo! E a tia, andando com um conjuntinho verde com estampas "bali" amarelas e brancas? Parecia o próprio Louro José! E o desfile de pessoas bêbadas de cara pintada, metade verde, metade amarelo? Só lembro de "Coração Valente" - e isso não é um elogio!

Além disso, tem umas decorações e pinturas de rua tão cafonas que parece que o Brasil está competindo na Copa do Mundo do Mau-Gosto! Fora o mar de cornetas, trombetas, pandeiros, catracas, maracas e outros dispositivos barulhentos, cuja única vantagem que vejo neles é abafar a voz do Galvão Bueno...





Mas o que mais me assustou, dia desses, foi algo que vi no Restaurante Kilograma: um boneco GIGANTE do RONALDINHO GAÚCHO, mais feio que o próprio. O bicho devia ter uns 3 metros de altura, cada dente devia ter o tamanho da minha cabeça! Juro que aquilo me apavorou de tal modo que até pesadelos com o maldito eu tive! Eu não mereço isso!

Por fim, tenho que confessar que essa balbúrdia toda me diverte, enquanto sociólogo e bípede! E eu torço mesmo pelo Brasil: sou liberado do trabalho nos dias de jogo! :)

DETALHE: Visitem o Quadrado Imperfeito, que tem um texto muito bom - é meu mesmo, sem falsa modéstia - sobre a relação do brasileiro com o futebol e outros assuntos importantes!

Nenhum comentário: