sexta-feira, maio 13, 2005

LUCKY STAR

Hoje é um dia especial! Não só porque é o dia de Nossa Senhora de Fátima, nem porque hoje se comemora mais de 100 anos de abolição da escravatura no Brasil... HOJE É SEXTA-FEIRA 13!! Mêda, mãe! Pelo menos não tem lua cheia.

Vocês sabiam que o nome científico do medo da sexta 13 é TRISCAIDECAFOBIA? Mas, por que as pessoas têm tanto medo da sexta 13?

Reza a lenda que a sexta-feira 13 é um dia de azar porque Jesus Cristo morreu numa sexta-feira e havia 13 pessoas à mesa de sua última ceia. Além disso, na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras: a letra 13 era a mesma usada para a palavra MORTE.

Na mitologia nórdica, conta-se que houve um banquete e doze deuses foram convidados. Loki, espírito da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga. Balder, o favorito dos deuses, acabou morrendo. Daí veio a crença de que convidar treze pessoas para um jantar é desgraça na certa. Assim, por muitos anos, na Europa sobretudo, não era de bom tom reunir à mesa 13 pessoas.

Coincidência? O compositor Wagner compôs 13 óperas, terminou 'Tanhauser' em 13 de abril de 1860 e morreu em 13 de fevereiro de 1883. Só faltou essa datas todas serem sextas-feiras...

Quanto a vocês eu não sei, mas eu tento não me pelar de medo num dia como hoje. Mas fica difícil quando você:
1- É acordado de madrugada com uma briga na rua, debaixo da sua janela;
2- Perde a hora de levantar pra ir pro trabalho;
3- Queima a mão no boiler do chuveiro...

E isso porque o dia está apenas começando. Vamos aguardar quais outras surpresas a sexta-feira 13 me trará. Afinal, é fato: isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: