sexta-feira, junho 17, 2005

MORTE NO NILO

Eu tava tão sem inspiração hoje que ia simplesmente colar aqui as desventuras da Tati ao sair de casa, mas, dando umas voltas pelo orkut, mais precisamente na comunidade Agatha Christie Brasil e me lembrei de uma história muito tosca que me aconteceu há alguns (muitos) anos!

Lá pelos idos de 1994, a Tissa me apresentou os livros da Agatha Christie, que eu sempre tive uma certa curiosidade de ler. Gosto de um bom mistério/suspense/policial e acabei ficando viciado. Nas minhas últimas grandes férias, no verão de 1996 para 1997 - foram as férias entre a escola técnica e a faculdade - aproveitei bastante, ia muito à praia, saía pra noitadas, dormia tarde e acordava tarde... mas também aproveitei pra botar as leituras em dia. Todo pimpão e sorridente, comprei 5 livros da Agatha Christie num sebo e devorei 4 deles nas minhas idas à praia, junto com vários outros livros.

Mais pro fim das férias, já meio enjoado de ir à praia, resolvi ler *o* livro em casa. E preparei tudo pra ser uma leitura agradável. Já tinha previamente escolhido "Morte no Nilo" pra ser o último dos cinco livros porque, pelo enredo, era o que me parecia ser o mais intrigante! Fiz um BALDE de pipoca, um jarro gigante de limonada, estiquei um colchonete macio no melhor (e mais fresco) canto da varanda da casa de vovó e me joguei lá pra passar uma agradável tarde de leitura.



- Tô a cara da Sue Johansson, bee!


E à medida em que avançava na leitura, o livro me chamava a atenção, não apenas por ser bem elaborado (e bem traduzido), mas porque, de alguma forma, eu estava achando a história muito familiar, similar a algo que eu já conhecia. Num certo ponto, até comecei a duvidar das habilidades de escrita da Agatha Christie, achando que a pobre senhora inglesa estava começando a ficar repetitiva, ou pior: gagá!

Eis que, no primeiro assassinato do livro, me vêm a revelação: não era Agatha Christie que estava senil e repetitiva... ERA EU QUE JÁ TINHA VISTO O FILME! Quando eu era criança, vi o filme "Death on the Nile" que, excetuando-se algumas adaptações de roteiro, era bem fiel à história do livro. Só que eu era bem criança, não lembrava de ter visto isso, mas, enquanto lia o livro, ia relembrando de algumas cenas e situações. A chocante cena do primeiro assassinato veio logo à minha mente e deflagrou a lembrança de tudo. Ou seja, EU JÁ SABIA O FINAL DO LIVRO! Fiquei muito puto, estragou a diversão da minha tarde! Isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: