sexta-feira, setembro 02, 2005

MAN AT WORK - parte 09





Para alguém que nunca fez um cursinho, meu inglês até é pretty good! Não que eu saiba muita coisa. Leio bem, entendo o idioma e, quando eu estou inspirado, até imito sotaques (britânico, jamaicano, islandês, texano, 'chicano'), mas de brincadeira. Só que eu não tenho segurança pra escrever e muito menos para falar. And I don't give a damn!

Porém, me incomoda os ouvidos quando certas palavras são pronunciadas in a wrong way. Em português, me irrita ouvir, por exemplo, palavras distorcidas como rÚbrica, laRgatixa, POBREMA, bicicReta e outras. Algumas a gente até tolera por causa do regionalismo (como o clássico MERMU). E eu sinto a mesma coisa, a mesma revoltinha besta quando assassinam um pouco do inglês.

Eu sei que, no Brasil, nenhum de nós tem a obrigação de saber inglês, muito menos de falar essa língua sempre de maneira correta. Mas me incomoda horrores quando vejo gente culta e/ou erudita - algumas até posudas - falando errado... e em inglês! For Xhrist sake!

Me dei conta disso quando fazia um cursinho de programação, cortesia da equipe de treinamento da empresa onde trabalho. It's oh so boring... Mas a pior parte do curso é quando o professor escorrega na pronúncia de certos comandos/conceitos.

A cada |MÍNUS| que o professor fala, eu tenho que me controlar pra não corrigir... falo pra mim mesmo "é |MÁINUS|". O sacrilégio maior é quando o cara enche a boca pra falar sobre o conceito de |ALÁIAS|. O 'nerd' dentro de mim luta pra se libertar e - em nome de Jennifer Garner - gritar "é |ÊILIAS|"! It's a hard knock life... Porque, realmente, nessas horas é difícil de refrear meus impulsos didáticos de correção! Isso só acontece comigo!

Ó-BÊ-ÉSSE:
1- Tissa, lembra das nossas clássicas aulas de AUTOCAD? Lembra dos comandos |SÊIVE AIS| e |DÚBI LÁINE|? Ô, life!

2- Gentes, eu realmente ando meio atolado. Tô tentando desatolar aqui. Então, não pensem que eu sou mau, feio e bobo, nem que eu abandonei vocês. Vou tentar responder aos comentários daqui e, na segunda-feira, volto com força total às minhas visitas aos blogs de vocês!

Nenhum comentário: